Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Jovens de Ubatuba são beneficiados com Projeto Salva Surf do GBMar - Grupamento de Bombeiros Marítimos

Aconteceu nesta ultimo dia 23 de fevereiro em frente a Base dos Guarda Vidas de Ubatuba na Praia do Perequê Açu o curso "SALVA SURF" oferecido pelos GBMar ao Programa Nosso papel de Futuro (Projeto TAMAR). A convite da coordenadora do programa do Projeto TAMAR o conselheiro de juventude Elton Herrerias Junior esteve presente como espectador atribuindo conhecimentos específicos e prestigiando este importante projeto dos Guarda Vidas de Ubatuba.

Na parte teórica os Tenentes responsáveis pelo curso falaram da criação do Guarda Vidas em meados 1987 junto à Gaivota na época. O Salva Surf em específico tem como finalidade à prevenção, trabalha fortemente à precaução, instrução e encaminhamento dos banhistas ainda antes do contato com o mar.No curso foi falado sobre o perfil do banhista e a margem de algum acidente de acordo com os índices apontados por fonte segura, alegando que 40% dos casos e relacionado a droga lícita que é o àlcool. Noções de procedimento legal, salvamento com e sem prancha, e importância de comunicar a 193 em caso de ausência de um profissional na praia para o atendimento junto ao SAMU, Capitania dos portos e orgãos auxiliadores.

Foi falado sobre oceanografia e táticas para escapar do escoamento da água, evitando desesperos em áreas de de forte fluxo de correnteza (onde dificulta a quebra mar). Dentre inúmeros assuntos também foi enfatizado uma situação primária que é a precaução ao choque térmico, motivo de sensibilidade que pode levar a mal súbitos ou desmaios implicando assim na segurança do banhista.
O Evento teve uma sessão prática que envolveu ainda mais as crianças e adolescentes contemplado pelo nobre Programa Nosso Papel de Futuro subsidiado pela Petrobrás através do Projeto TAMAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário