Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

ELEIÇÃO DO COMJUVE - CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE UBATUBA



Estará acontecendo no próximo dia 14 de dezembro a cerimônia de posse das cadeiras do COMJUVE - Conselho Municipal de Juventude.



O Conselho será consultivo e fará um papel de grande importância coordenando e participando de ações tão bem como do orçamento municipal através de políticas públicas voltadas à juventude.

Serão disponibilizadas 17 cadeiras de acordo com o edital composto pela Comissão Eleitoral e por membros do OP Jovem (Orçamento Participativo Jovem) que são compostas por instituições, poder público e sociedade civil organizada.

A lei que ampara a criação do conselho elaborada em 2004 pelo poder legislativo não obteve sua efetiva ação, sendo assim alterada por conselheiros do "OP Jovem" seguindo diretrizes da Secretaria e o Sistema Nacional de Juventude, respeitando o Estatuto da Juventude e todas suas atribuições.

Sessão de Câmara que levantou a votação e foi aprovada a criação do COMJUV - Conselho Municipal de Juventude pelo poder legislativo e posteriormente decretada pelo executivo.

INFORMAÇÕES OFICIAIS SOBRE A ELEIÇÃO DO COMJUVE:

Publicação do Edital da Eleição : 23/11/2016
Cadastro das Entidades da Sociedade Civil : 24/11/2016 à 05/12/2016 Homologação do Cadastro das Entidades da Sociedade Civil : 06/12/2016 Prazo para recurso : Até 12/12/2016 Assembléia Geral de Eleição e Solenidade de Posse : 14/12/2016


Conselheiros eleitos ao OP JOVEM - Orçamento Participativo Jovem


Cerimônia de Posse do OP JOVEM - Orçamento Participativo Jovem


A Juventude de Ubatuba e sua Ascensão (Arquivo)

Após o ano de 2010 quando se consolidou o debate de quase uma década em busca de representatividade e voz à juventude nacional, após criação do Estatuto da Juventude e a Secretaria Nacional de Juventude. A classe jovem de Ubatuba teve oportunidade de intervir e efetivar sua participação popular através da 1ª Conferência Municipal de Juventude realizada no ano de 2011, tendo quatro Jovens eleitos para a Conferência Estadual e Nacional daquele ano.

Ubatuba em Rede - Encontros com a Comunidade -Juventude Atuante e perspectivas (2010)

Este processo de busca pela representatividade da classe, trouxe inúmeros eventos, fóruns e palestras voltada à juventude. Muitos destes importantes eventos, aconteceram pelo "Ubatuba em Rede - Encontros com a comunidade", um projeto da sociedade civil que formou lideranças na cidade, atraindo ativistas de Osasco e Guarulhos SP que juntos multiplicaram experiências ligadas à criação do COMJUV - Conselho Municipal de Juventude em seus nos capacitando através de metodologias para a inserção de tarefas para com a juventude no município.

Após a realização da 1ª Conferência Municipal de Juventude em 2011, cuja 4 delegados foram eleitos para a estadual, representando pela primeira vez Ubatuba frente ao estado, discutindo as demandas e atribuições da juventude local. A conferência Municipal aconteceu na Escola EM Padre José de Anchieta teve grande participação popular, mesmo sem efetividade no fomento e na criação do conselho ainda naquele ano.


Helena Ágape, Sarah Mohamad Chahin, Léo Rocha e Gilmar Rocha



Helena Ágape e os Delegados eleitos na 1ª Conferência Municipal de Juventude realizada em (2011) durante a Conferência Estadual.


Em 2013 com o apoio e incentivo do Governo Municipal (atual gestão) foi realizado a 2ª Conferência Municipal de Juventude. Com um número muito maior de participantes e comprometimento entre os mesmos, à conferência realizada nas instalações do auditório da UNITAU, teve a duração de 8 horas acontecendo integradamente com a eleição dos conselheiros do Orçamento Participativo Jovem.



A Conferência Estadual em Atibaia, teve como representante eleito em plenária, o jovem Elton Herrerias Junior, que junto a outros 23 conselheiros do OP Jovem, terminaram as atribuições da assembleia de eleição, tendo assim assegurado um representante para a conferência estadual que viria à acontecer.

Além de Elton, outra representante da sociedade civil somou ao time de jovens eleitos pela nossa cidade, Luiza Lima que através de cota feminina favoreceu tal representatividade. O Governo ainda indicou 4 nomes, Victor Vassimon, João Pedro, Bruno César e Giovani.

Durante Conferência estadual muita articulação foi necessária para que Ubatuba se fizesse presente na esperada 3ª Conferência Nacional da Juventude realizada em dezembro na capital Brasília.




Delegação de Ubatuba na Conferência Estadual de Juventude em Atibaia (2015)

Durante á Estadual os delegados da cidade caminharam para lados distintos buscando atender suas ideologias e posições políticas. Isto fez com que cada um tivesse de obter uma estratégia para conseguir quórum, para a votação necessária de acordo com cada delegação, sendo que a sociedade civil era tida como minoria perante as indicações de poder público, movimentos sociais, religiosos, união de estudantes, CUT, e lideranças partidárias.

Com estratégia adquirida o jovem Elton Herrerias Junior obteve exito em suas escolhas, aderindo aos partidos de centro, tendo quórum envolvendo diretamente os representantes da sociedade civil computando votação favorável e encaminhamento de grande número de lideranças do litoral norte paulista para representar o estado de São Paulo na conferência nacional.

Ubatuba pela primeira vez encaminhava dois representantes oficiais à Brasília, Elton Herrerias Junior e Luiza de Lima Luiz Fernandez.

Elton Herrerias Junior Delegado eleito de Ubatuba para a participação na Conferência Nacional da Juventude em Brasília.



Na Conferência Nacional os jovens delegados de Ubatuba fizeram um grande network com a juventude de vários estados brasileiros, lideranças das mais diversas, tendo em destaque a efetiva participação no eixo : Território no qual contribuíram diretamente na composição de uma proposta que por fim foi sancionada posteriormente pela presidente Dilma.

Projeto elaborado junto ao delegado Elton de Ubatuba

Veja algumas fotos da Conferência Nacional de Juventude 2015 realizada em Brasília DF.



Fotos Divulgação SNJ - Secretaria nacional de Juventude - Org.Gov.br

 Delegado de Ubatuba Elton Herrerias Junior no Congresso Nacional


Líder jovem de Bauru, Elton  Herrerias Junior, o Secretario Nacional de Juventude, Gabriel Medina e Bruno César (Ubatuba)

Litoral Norte paulista presente na 3ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília - UBATUBA x ILHA BELA 




Delegação da "Região de São José dos Campos" - 3ª Conferência Nacional da Juventude


Nota Blog - Juventude de Ubatuba :

O Blog Juventude de Ubatuba tem um papel de utilidade Pública e de politização da juventude através da web. Com essa representação reforça a convocação aos jovens até 29 anos para participar da Assembleia de eleição e posse do COMJUVE - Conselho Municipal de Juventude.

É de suma importância à composição das 17 cadeiras para que assim seja eleita posteriormente a mesa diretora no início de 2017, dando assim efetividade e vigência a este importante instrumento que é o conselho consultivo, o COMJUVE - CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE UBATUBA

#AVANTE


Texto : Blog juventude de Ubatuba
Fotos : (Arquivo) Delegação Ubatuba / Blog Politizando


Mais informações : (12) 996744158 - Whatzap




Nenhum comentário:

Postar um comentário